Fórum dos Leitores

'DESACELERADA FORTE'

O Estado de S.Paulo

29 Março 2015 | 02h03

Projeções do BC

Neste ano de 2015 a economia brasileira encolherá 0,5% e a produção industrial, 2,3%. Os preços ao consumidor subirão 7,9% e em 2016 a alta será de 4,9%. Quantas vezes já ouvimos do presidente do Banco Central (BC) que agora a inflação é alta, mas no segundo semestre os índices convergirão para a meta de 4,5% ao ano? E nunca as previsões se concretizaram! Na situação política, econômica, financeira e social em que o País se encontra, não dá para acreditar em mais nada que é anunciado pelo governo. O melhor que poderia acontecer é a presidente Dilma Rousseff ter um ataque de humildade e de amor à Pátria, renunciando ao cargo. Dilma mostra-se cansada, nervosa, arrogante como sempre e tensa, mas principalmente acabada. É só olhar para o rosto dela, cheio de rugas e preocupações.

KÁROLY J. GOMBERT

kjgombert@gmail.com

Vinhedo

Pibão!

Esses pessimistas de plantão! Quem disse que o produto interno bruto (PIB) da outrora sexta maior economia do mundo seria negativo em 2014? Crescemos 0,1%! Que saudades do ex-ministro lácteo, a uma hora destas estaria enaltecendo o (des)governo Dillma e o nosso "crescimento"... Cadê o Mante(i)ga?

RENATO AMARAL CAMARGO

natuscamargo@yahoo.com.br

São Paulo

Torturando os números

Não faz muito tempo, órgãos oficiais como Ipea e IBGE anunciaram mudança na fórmula usada para cálculo do PIB nacional. Agora divulgam crescimento de 0,1% em 2014. Qual seria o resultado pela metodologia antiga?

FELIPE PUGLIESI JR.

pugliesijr@gmail.com

São Paulo

Vai piorar

Mesmo com a metodologia que quebrou o galho e engordou o PIB da Dilma em 2012 e 2013, o oficial de 2014 divulgado pelo IBGE aponta medíocre 0,1%. E deve piorar: com a fragilidade dos indicadores econômicos, a crise política que se instala e o total descrédito moral do governo com a corrupção mostrada na Lava Jato, o PIB de 2015, numa versão bem otimista, deve ficar negativo em 1%! A recessão está braba e o desemprego ameaça explodir. Que mais virá pela frente só Deus sabe! Porém o que nós, brasileiros, bem sabemos é que o PT perdeu o bonde da História e não serve para o País!

PAULO PANOSSIAN

paulopanossian@hotmail.com

São Carlos

Atestado

Inaceitável o Brasil ter "crescido" 0,1% em 2014, vergonhoso terceiro pior do G-20. O governo Dilma (PT) teve o pior desempenho desde o desastrado governo Collor (1990-92). Os números não mentem. É um retrato realista e negativo da economia e da falta de competência, planejamento e capacidade deste governo. Um país continental, rico, forte, pujante e com enormes potenciais jamais poderia estar nessa situação lamentável.

RENATO KHAIR

renatokhair@uol.com.br

São Paulo

Lojinha

A situação do Brasil deixa bem claro por que dona Dilma levou à falência uma lojinha de R$ 1,99.

JORGE MANUEL DE OLIVEIRA

jmoliv11@hotmail.com

Guarulhos

A falência

As falcatruas na Petrobrás e na Receita são trocados perto do que acontece no BNDES. Quando abrirem a caixa-preta e o tamanho do buraco vier à tona, o País fecha para balanço. A montanha de créditos irrecuperáveis deve dobrar a dívida interna. Sem contar o resto das estatais aparelhadas pelos companheiros. Ainda vamos ouvir uma história que começa assim: era uma vez um país chamado Brasil...

LUIZ RESS ERDEI

gzero@zipmail.com.br

Osasco

Destino do Brasil?

Dilma, isolada na cabine de comando da aeronave Brasil, aciona a alavanca de descida e tranca a porta...

ROBERTO TWIASCHOR

rtwiaschor@uol.com.br

São Paulo

Salvação na lavoura

Ainda sobre o "crescimento" pífio e vergonhoso do PIB de 2014, o qual só corrobora o despreparo e a inépcia da nossa "presidenta" lulopetista no comando do País: o agronegócio foi novamente, apesar do governo federal, o setor que mais cresceu.

PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JR.

paulorcc@uol.com.br

São Paulo

PETISMO

Bomba no diretório

Após os danos causados a um diretório do partido no centro da cidade de São Paulo por uma bomba caseira lançada na madrugada de quinta-feira, os petistas divulgaram "nota de repúdio" dizendo que o "atentado" não foi cometido somente contra o PT, mas contra o Estado Democrático de Direito... É?! E o que falar, então, da recente invasão do MST, braço militante do PT, na empresa privada Futura Gene Brasil, em Itapetininga (SP), com a destruição de estufas, mudas de eucalipto e material genético? Além de ignorar a destruição dessa propriedade particular, a presidente Dilma Rousseff ainda foi ao Rio Grande do Sul confraternizar com o Stédile, o chefe dessa milícia com fins revolucionários. Não sei aonde o nosso país vai parar!

EDGARD GOBBI

edgardgobbi@gmail.com

Campinas

Onde investigar

Uma bomba explodiu numa das sedes do diretório municipal do PT na cidade de São Paulo. Resta saber se a decisão foi tomada na sede do próprio partido ou no Instituto Lula. A "quadrilha" pensa que somos todos idiotas...

HUMBERTO DE L. FREIRE FILHO

hlffilho@gmail.com

São Paulo

Provocação?

Desde que um certo ex-presidente convocou um certo exército, uma grande pulga se instalou atrás da minha orelha direita. Rui Falcão está convocando manifestações pró-"presidenta" para a próxima terça-feira, 31 de março. Cheira a desejo de confronto. Começo a suspeitar que pretendem fabricar um mártir!

JOSÉ ROBERTO JIMENEZ COSTA

jjimenezxng@gmail.com

São Paulo

EM CRISE

Dilma e Murici

Murici está na mesma situação da Dilma: desorientado, não consegue fazer a coisa funcionar; isolado, tem muita gente na equipe que manda mais; e no horizonte, a ameaça de impeachment.

LUIZ HENRIQUE PENCHIARI

luiz_penchiari@hotmail.com

Vinhedo

O FAMOSO ‘CALA A BOCA’

O famoso “cala a boca” acaba de ser utilizado, mais uma vez, pela presidente Dilma Rousseff. Desta vez foi Edinho Silva (tesoureiro da campanha presidencial de madame Rousseff) que foi guindado a um posto no desgoverno federal: assumirá a Secretaria de Comunicação Social. Imaginem o que ele deve saber sobre as falcatruas do PT na Petrobrás, e em outras estatais, ministérios, etc., já que lidou com a coleta de dinheiro para sustentar a milionária campanha de 2014. Nomeá-lo para este posto nada mais é do que evitar que o indivíduo conte o que sabe.

Geraldo Roberto Banaskiwitz geraldo.banas@gmail.com 
São Paulo

*
NINGUÉM SAI

Dilma poderia se entusiasmar e copiar a atitude de algumas empresas brasileiras implantando um Pedido de Demissão Voluntária (PDV) nos Ministérios, no Senado, na Câmara, etc. Alguém acredita na possibilidade de que possa haver uma demissão neste meio corrupto?

Angelo Tonelli angelotonelli@yahoo.com.br 
São Paulo

*
GANHOU PERDENDO

Quando Marina Silva disse que Dilma “ganhou perdendo” as eleições de 2014, não estava fazendo troça barata, jogo de palavras ou debochada ironia de perdedora ressentida, mas, sim, vaticinado, com espantosa clarividência, o nebuloso cenário do segundo mandato, que se prenuncia catastrófico, se chegar a ser cumprido até o fim. Quem viver verá.

J. S. Decol decoljs@globo.com 
São Paulo

*
AVISO ESPIRITUAL

Os líderes religiosos são importantes para oferecer suporte espiritual para seus seguidores. Pai Uzêda foi ao Palácio do Planalto entregar uma carta a Dilma orientando-a a se defender dos políticos. Precisamos respeitar a crença de cada pessoa, mas religião e fé não podem se misturar com administração pública. Independentemente da religião da presidente, ela tem a obrigação de trabalhar com o objetivo de defender os interesses do povo brasileiro, exercendo de forma honesta, competente, equilibrada e assertiva as suas funções, focada em solucionar os inúmeros problemas que se apresentam no plano da realidade em nosso país. Ela precisa estar com os pés no chão, os ouvidos atentos e os olhos bem abertos, para que possa cuidar do correto funcionamento do Brasil. Isso é o que o povo quer.

José Carlos Saraiva da Costa jcsdc@uol.com.br
Rio de Janeiro

*
IMPOPULAR

A queda drástica da popularidade da presidente Dilma não nos alegra, mas ensina uma lição aos políticos: não compensa mentir ao povo, ou fazer “o diabo”, para ganhar uma eleição. Ao descobrir, depois, que foram enganados, sua reação é de revolta. É isso que está acontecendo com a presidente. Em qualquer circunstância, fale sempre a verdade.

Tercio Sarli Terciosarli.edicoes@r7.com
Campinas

*
NA PRÓPRIA CARNE

Não serão este governo e suas medidas anticrise que poderão satisfazer a vontade do povo, se não entregar cabeças e cortar na própria carne. 

Manoel Ildefonso Paz Landim milandim78@gmail.com
São Paulo 

*
PMDB X DILMA

Passados pouco mais de dois meses da posse para o segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff dá provas assinadas de ter cometido o maior estelionato eleitoral da história deste país. Enquanto a zelosa presidente mantém envernizado seus 39 castelos ministeriais, adornados por 25 mil cargos de comissão, o povo, vítima direta do estelionato, é convocado para colaborar no neoliberal ajuste fiscal, demonizado por ela na campanha eleitoral. E quem temos para nos defender dessa armação ilimitada? Os presidentes da Câmara e do Senado, oportunos aliados de primeira hora do governo. Ambos do PMDB, que entrou em rota de colisão com o PT, e que estão envolvidos até o pescoço no petrolão, o maior esquema de desvio de dinheiro público no Brasil. Logo, só nos resta rezar!

Abel Pires Rodrigues abel@knn.com.br                                    
Rio de Janeiro 

*
FRAGILIDADE

Pelo bem ou pelo mal, o PMDB está “engolindo” o PT. A isso chamo de governo fragilizado.

Luiz Frid luiz.frid@globomail.com 
São Paulo

*
A FAVOR DO BRASIL

Estamos passando por um grande problema, econômico e político. O problema econômico não é surpresa para quem acompanhava e acompanha os números do próprio governo que na campanha eleitoral mentiu muito feito. Temos (Brasil) de fazer o acerto em razão de uma gestão completamente errada e rasteira do governo. Agora, o problema político está agravando o problema econômico, ou seja, a conta está sendo muito mais cara do que deveria. A culpa é de todos, dos políticos e do povo. Dos políticos porque são egoístas e pensam apenas neles e em seus projetos, como se o Brasil fosse deles. A culpa do povo é de não exigir destes políticos uma pauta para o crescimento do País. O medo de alguns é de que esta pauta favoreça o PT. As ruas não tinham apenas “burgueses” e “coxinhas”, essa conversa é querer fugir do problema. Na minha casa só entra quem Eu convido, sendo assim, cabe ao governo trazer todas as lideranças para conversar em favor do Brasil, que, este, sim, está sangrando. O problema é que não acredito que isso ocorra, porque o PT não aceita esse tipo de situação e necessidade, talvez a democracia incomode quem está dando as cartas no partido/governo. Sou a favor do Brasil, e não de “a” ou “b”. Temos de, a partir de agora, cobrar dos políticos uma posição em favor do Brasil.

Marcelo de Moura mdemoura@globo.com 
São Paulo 

*
OS INCONSEQUENTES
 
Ao ignorar apelos do Executivo pela estabilização econômica, impor a este prazo para regulamentar leis e propor lei visando a neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade de incentivos fiscais de ICMS, Renan Calheiros e Eduardo Cunha agem como inconsequentes invadindo outros poderes. Muito distante dos interesses da população, esse jogo político e demagógico visa unicamente a preservar suas bases eleitorais de Estados e grandes municípios. E com o nosso dinheiro! É tal o descaramento que a “transparência” da dupla se revela inconfundível na foto deles tampando as bocas para cochicharem longe dos microfones (“Estado”, 27/3, primeira página). Urge uma reforma política para retornarmos ao direito de afastar estes conchavistas de plantão, portadores de currículos distantes da ética e dos bons costumes.  
 
Honyldo Roberto Pereira Pinto honyldo@gmail.com 
Ribeirão Preto

*
ACHAQUE

Achacar significa extorquir. O deputado Eduardo Cunha pediu à presidente Dilma nomear para o Ministério do Turismo um aliado seu. Em contrapartida, o presidente da Câmara arquiva o projeto de correção das pensões e aposentadorias. Qual a conclusão a que se chega? Será que o sr. Cid Gomes estava certo?
 
Deborah May North deborahmay@ig.com.br 
São Paulo

*
RESPONSABILIDADES

A presidente Dilma diz que, para consertar o País – quebrado ao fim desses 12 últimos anos –, o governo já está fazendo sua parte. Não está. Na verdade, está jogando a responsabilidade e a obrigação de pagar o rombo que foi construído nesse período, por exclusiva inépcia e incompetência, para o povo brasileiro. Por que, antes de obrigar-nos a pagá-lo, não faz sua parte – de fato e para dar exemplo – diminuindo a quantidade de ministérios (39) para 12 ou 15, como os que existem nos países mais sérios? Nada justifica essa quantidade e, ainda, que caiba só ao povo “salvar” o País por eles desconstruído. Que o Congresso fale por nós e exija isso. Como é de esperar.

José Etuley Barbosa Gonçalves etuley@uol.com.br 
Ribeirão Preto

*
A TAXAÇÃO DA HERANÇA

Depois de depenar os vivos, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, propõe esfolar os mortos.

Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br
São Paulo

*
ERRO NÃO, ESTELIONATO

Não adianta Dilma falar que errou a mão no estímulo à economia e pedir desculpas: ela, de forma egoísta e consciente, só pensou em si mesma e em manter o poder ao adotar medidas irresponsáveis de estímulo à economia e em postergar medidas corretivas para depois da eleição. Ou seja, entre correr o risco de não se reeleger e quebrar o País, ela conscientemente optou por quebrar o País, e agora alguns petistas vêm com esta conversinha de que Dilma precisa reconhecer algum erro. Ora, que erro? Não se trata de erro, trata-se de estelionato. E como desculpar estelionato?          

Milton Bonassi mbonassi@uol.com.br 
São Paulo

*
HERANÇA MALDITÍSSIMA

Dona Dilma está simplesmente tendo de administrar uma herança malditíssima legada pelo seu antecessor, Lula da Silva, o grande mal a ser erradicado da política deste país. Lula e sua quadrilha petista colocaram este país na rota do desastre. Bem feito para o povo, que ainda acredita em salvadores da Pátria e não aprendeu nada depois de Fernando Collor. 

Renato Pires repires49@gmail.com 
Ribeirão Preto

*
O PIBÃO

Ela faliu a lojinha de R$ 1,99. Com essa experiência, Dilma conseguiu falir a Petrobrás. Agora, tirará o Brasil do buraco com facilidade e uma canetada: mudou a metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (o PIB), que já subiu três pontos desde então.

Roberto Viana Santos rovisa681@gmail.com 
Salvador

*
BEM-SUCEDIDA

Dilma faliu a sua loja de R$ 1,99 em Porto Alegre. Agora sua empreitada é muito maior: falir o Brasil. E está quase conseguindo!

Ronald Martins da Cunha ronaldcunha@hotmail.com
Monte Santo de Minas (MG)

*
A COMANDANTE

Que tal o piloto de uma nação de mais de 200 milhões de pessoas submeter-se a avaliação psicológica antes de candidatar-se e depois de assumir o mandato, de tempos em tempos?
 
Rossana Baharlia rbah44@yahoo.com.br 
São Paulo

*
‘INSENSATEZ’

Parte da letra da música de Tom Jobim “Insensatez” eu dedico à presidente Dilma Rousseff: “Vai meu coração ouve a razão / Usa só sinceridade / Quem semeia vento, diz a razão colhe sempre tempestade / Vai, meu coração pede perdão / Perdão apaixonado / Vai porque quem não pede perdão não é nunca perdoado”.

Francesco Magrini framagr@ig.com.br
Cachoeira Paulista

*
FORA DILMA

Tenho observado que muitos alegam que não se pode mexer com a presidente porque ela foi eleita de forma legítima. No entanto, não se pode considerar uma vitória que se baseou em promessas impossíveis de serem realizadas e financiamentos duvidosos. Dilma foi eleita com uma diferença pequena de votos e, certamente, se observasse mais conceitos éticos, não teria obtido sucesso.

Geraldo Siffert Junior siffert18140@uol.com.br 
Rio de Janeiro

*
CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS

O PT precisou de pouco mais de dez anos para arruinar a maior empresa do Brasil. A vida inteira o PT foi contra a privatização da Petrobrás, e agora está fatiando e vendendo a empresa a preço de banana em final de feira. Só algum aventureiro se interessará em comprar algo que está atolado até o pescoço na lama da corrupção e com a polícia arrombando as portas todos os dias. Os credores vão esperar a Petrobrás sangrar mais, virar pó, para se apropriarem da massa falida e reerguerem a empresa sem a participação do governo corrupto e incompetente. 

Mário Barilá Filho mariobarila@yahoo.com.br 
São Paulo

*
PRIVATIZAÇÃO

Não vou opinar sobre a anunciada venda de importantes ativos da Petrobrás, por não conhecer detalhes das respectivas operações e, por não ser petista, não costumar dar palpites sem embasamento. Lembro-me de que há pouco mais de meio ano, antes das eleições, o candidato Aécio Neves foi satanizado pela candidata Dilma e seus marqueteiros sob a falsa afirmação de que teria a intenção de privatizar a Petrobrás. Ou o PT usa mentiras para sua política de “comunicação” ou está totalmente perdido na sua “administração”. Em tempo: provavelmente sejam ambos os motivos. 

Luigi Petti luigirpetti@gmail.com 
São Paulo

*
VENDA DE ATIVOS

Uma grande empresa como a Petrobrás, à qual nunca faltou liquidez, propor-se a vender ativos de R$ 13 bilhões para solver dívidas é a maior expressão de que desceu ladeira abaixo. Se o ativo demonstrar força, vem a recuperação; se não, é a quebra. Os brasileiros em geral devem ver com muita tristeza essa situação de nossa petrolífera, determinada por um sistema crônico de corrupção cujos valores ainda estão longe de ser apurados em sua plenitude. 
 
Amadeu R. Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br 
São Paulo
*
ATO FALHO NA CPI

Deixa ver se eu entendi: Graça Foster diz não acreditar em Pedro Barusco quando ele diz que no começo roubou sozinho e que ela “ficou surpresa de saber que alguém pode ganhar alguma coisa no meio da estrutura sem ninguém de cima saber”. Afinal, até agora, todos os “de cima”, inclusive o “acima de todos” e ela própria, não negam que tenha havido roubo, mas alegam que não sabiam de nada.  Alguém me explique, por favor.

Arnaldo Piloto piloto@nobel.br
São Paulo

*
NO PIQUE

Mensalão, Petrobrás, Lava Jato, etc. Há duas décadas, falávamos em mil, depois em milhões. Atualmente, falamos em bilhões. Sei não, neste pique, vai o abecedário inteiro. Pensaram? Vilhões, zilhões... Credo!

J. Perin Garcia jperin@uol.com.br    
São Paulo

*
AGORA SE COMBATE A CORRUPÇÃO?

Assistindo atônito às bravatas do partido reinante, aliás profundamente comprometido em seus quadros com a corrupção que progrediu desde a posse do guru-mor, quando o mensalão demonstrou a verdadeira vocação do partido, e em face do que pretendiam, eis que surgem agora os arautos da moralidade, em meio às tantas operações da Polícia Federal, sublimada com a Lava Jato. Pergunta-se por que “nunca antes na história deste triste país” não o fizeram, até por dever de ofício, pela observância de posturas limpas e transparentes? Precisou mais de 2 milhões de desencantados brasileiros saírem às ruas para mostrar que o basta já está mais do que determinado? Agora se fala em humildade, diálogo e convergência? Pensam, ainda, em governabilidade com o PMDB e suas raposas felpudas? Difícil, não? As novas propostas anticorrupção, mais do que válidas, estão há muito atrasadas, e neste momento soam mais como uma delação premiada. Como brasileiro ainda um pouco otimista, quem sabe entenderam a mensagem e a necessidade suprema de fazermos deste país uma nação decente?

João Batista Pazinato Neto Pazinato51@hotmail.com
Barueri 

*
PACOTE ANTICORRUPÇÃO

E agora, dona Dilma? O que acontecerá com o tesoureiro do seu partido, João Vaccari Neto? Nós estamos aguardando... Nada debaixo do tapete.

Suely Sabbag ssbbag@hotmail.com 
São Paulo

*
O BRADO DO EX-MINISTRO
 
O ex-ministro e agora consultor José Dirceu enfatizou, recentemente, em seu blog, que “a Petrobrás é nossa e ninguém tasca”. Esse brado tem significado importante para ele. Ficou milionário com suas consultorias “solicitadas” pela nossa destruída estatal. E então vem esta Operação Lava Jato para estragar tudo... Que raiva! 
  
Francisco Zardetto fzardetto@uol.com.br 
São Paulo

*
DE QUEM?

“A Petrobrás é nossa e ninguém tasca”, disse o blog de José Dirceu (20/3). É nossa de quem, cara pálida? Do povo brasileiro ou do PT?

Luciano Harary lharary@hotmail.com 
São Paulo

*
ILÍCITOS

Pelo que se tem conhecimento por meio da mídia, a empresa do mensaleiro José Dirceu denominada JD Assessoria e Consultoria, envolvida no escândalo da Operação Lava Jato, no desvio de dinheiro público, devia prestar tal serviço ao PCC, que pelo menos exerce a mesma atividade.

Arnaldo Luiz de Oliveira Filho arluolf@hotmail.com 
Itapeva

*
CONSULTORIAS

Até quando as empresas sérias de consultoria vão ficar mudas diante desta constante qualificação do sr. José Dirceu nas notícias das páginas policiais como consultor? Manifestem-se contra essa aberração!

Ademar Monteiro de Moraes ammoraes57@hotmail.com 
São Paulo

*
BOCA FECHADA

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobrás, nunca vai abrir a boca para entregar Lula e Dirceu. Não existe a menor possibilidade de isso acontecer. Quem tem PT tem medo.

Ronaldo Gomes Ferraz ronferraz@globo.com 
Rio de Janeiro 

*
MANIFESTAÇÃO PRÓ-DILMA

Conforme noticiado pela mídia, mais uma vez o PT e seus correligionários, tais como sindicatos, MST e outros que nada produzem nem trabalham, marcaram para a próxima terça-feira uma mobilização pró Dilma e, vejam só, uma das bandeiras deste movimento é para não privatizar a Petrobrás, isto é, querem que continue a mesma coisa, para continuarem com a propina e o subsídio a estes movimentos que em qualquer outro país seriam considerados foras-da-lei. Pois bem, já que a manifestação é livre, por que não a fazem num sábado ou num domingo? Não, será feita numa terça-feira, para atazanar a vida do cidadão que trabalha, paga impostos e tem compromissos profissionais. É, pessoal, trabalhar é duro, depende do péssimo transporte público, inclui pagar impostos, ter responsabilidades, portanto, é muito mais fácil viver do Bolsa Família, do seguro-desemprego, da bolsa presidiário e por aí vai...

Luiz Roberto Savoldelli savoldelli@uol.com.br  
São Bernardo do Campo

*
NUM DIA ÚTIL?!

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, está convocando a militância e os admiradores do PT para participarem da passeata no próximo dia 31 de março, em apoio ao governo da dona Dilma. Como se este governo tivesse feito algo de bom ou de útil para a Nação e o povo brasileiro. Novamente, a passeata do PT será num dia útil, terça-feira, atrapalhando todo o trânsito da cidade e impedindo o direito de ir e vir da população, como se ninguém trabalhasse neste dia. Aliás, igualmente como fazem os integrantes do Partido dos Trabalhadores, da CUT, do MST, do MTST...
 
Antônio Carelli Filho palestrino1949@hotmail.com
Taubaté
 
*
EM SONO PROFUNDO

“O Estado de S. Paulo” publicou, na edição de 26/3, a declaração do presidente do PT convocando a militância para se contrapor a ato anti-Dilma. O cidadão não tem vergonha na cara, isso é fato. O cidadão deveria ter vergonha de aparecer em público e pensar nos seus filhos, netos e familiares, que carregarão a sua incompetência enquanto viverem. O cidadão ainda não deve ter acordado com os desmandos do PT. O cidadão ainda não deve ter entendido a gravidade do que acontece no governo. O cidadão ainda não acordou para entender que estão acabando com o País, com o povo, e ainda tem a cara de pau de convocar manifestação. Ele deveria é ter coragem de se desligar desse partido que se diz “dos trabalhadores”. Pobre povo brasileiro.

Tanay Jim Bacellar tanay.jim@gmail.com 
São Caetano do Sul 
  
*
CARGA PESADA

Após as manifestações do dia 15/3/2015 em todo o País, quando o povo expressou nas ruas o descontentamento com este governo, Vejamos como andam o emprego, a saúde, a segurança e a perspectiva em outros setores. Enfim, não vejo neste governo incompetente e, acima de tudo, arrogante condições de tirar o Brasil do lodaçal em que foi jogado. Agora vem esta equipe econômica impor mais impostos sobre os ombros dos brasileiros, que não aguentam mais carga alguma. Se não me falta a memória, quando do sr. Lula assumiu o governo, a carga tributária estava em 27%, e atualmente já beira os 42%. Só quero lembrá-los de que um dia estes incompetentes serão banidos do poder, por bem ou por mal, como fizeram com os czares na Rússia.
 
Urias Borrasca urias@mercosulrefratarios.com.br 
Sertãozinho

*
O BRASIL NO HAITI

Causa estranheza o envolvimento e a prioridade que o governo brasileiro vem dando às relações com o Haiti, país com o qual não temos afinidades geográficas, históricas nem culturais. Ora, são mais de dez anos que o exército brasileiro está envolvido naquele país caribenho. Será que, depois de todo esse tempo, o Haiti ainda não está pacificado nem em condições de se governar sozinho? Ou será que se tornou um “protetorado” brasileiro a tempo indeterminado? Quanto está custando ao contribuinte brasileiro essa aventura? Esses militares não deveriam estar patrulhando nossas fronteiras para impedir a entrada de drogas e de armas? Com respeito ao fluxo de cidadãos haitianos no Brasil, por que continuam adentrando o País apenas pelo Estado do Acre, se a entrada e permanência deles neste país foi liberada e garantida? Será que existe um acordo ou pelo menos uma tolerância do governo brasileiro em relação aos traficantes de mão de obra que organizam essas viagens? Por que motivo estão sendo encaminhados e concentrados no sul do País? Finalmente, se o Brasil está em crise e com desemprego, como para eles isso não existe? Está na hora de questionamentos como este serem devidamente esclarecidos à sociedade brasileira.

Ricardo Martins Soares lusoparana@yahoo.com.br 
Curitiba 

*
LEI ANTITERRORISMO

Está para ser discutida, e talvez algum dia aprovada, a lei de combate ao terrorismo. Espero que dita lei não seja limitada ao terrorismo internacional (Estado Islâmico, Hezbolah, etc.) e considere também atos de terrorismo aqueles praticados dentro do Brasil por brasileiros (MST, MTST e assim por diante) que inclua também seus chefes (Stédile, Boulos e outros mais). Ou o atos que eles praticam não são terrorismo? Será que vão a ter coragem? Duvido!

Alberto Rios alberto.rios@gmail.com 
Cotia

*
A AMEAÇA DE LULA

Afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que existe no Brasil um exército paralelo comandado por João Pedro Stédile, líder do MST, pronto para combater qualquer tipo de manifestação organizada pelo povo contra as arbitrariedades da presidente Dilma Rousseff e do Congresso Nacional. Lula dizer que eles sabem brigar, sobretudo quando o Stédile coloca o exército dele nas ruas, ecoou como uma ameaça aos órgãos criados para garantir a segurança de nossa Pátria. E eles ficaram em silêncio por quê? Acorda, Brasil! 
 
Leônidas Marques  leo_vr@terra.com.br 
Volta Redonda (RJ)

*
‘COM O MST’

Não bastasse a roubalheira institucionalizada sem o menor pudor, agora se revela de forma cada vez mais clara a verdadeira face ideológica de nossa presidente e de seu partido (“Com o MST”, 25/3, A3). O incentivo de Dilma Rousseff (assim como de Lula) às atrocidades esquerdistas do MST obviamente põe às claras o seu DNA bolchevique, que ambos tentaram esconder até o presente sob a máscara da “democracia”. Não há promessas aceitáveis – por falsas – nem correção de rumo viável, o câncer deve ser extirpado com urgência, para barrar a corrosão desta nação. Considero o seu estelionato eleitoral uma aberração moral, além de suficiente justificativa legal para o impeachment, sem qualquer alegação de “terceiro turno”.

Ottfried Kelbert okelbert@outlook.com 
Capão Bonito

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.